- Área: 746000 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:ZMG China, Jianghe Zeng
Descrição enviada pela equipe de projeto. Zhengzhou, a capital da Província Henan está em constante crescimento populacional. De acordo com pesquisas recentes, a metrópole no Rio Amarelo terá aproximadamente 11 milhões de habitantes em 2020. Com o objetivo de se preparar para este crescimento, uma nova estação de trem foi construída a leste da cidade, criando um ponto central de mobilidade.
As novas torres projetadas pelo gmp formam um eixo para o oeste, que liga a estação de trem até o centro da cidade. Funcionando como uma porta de entrada, os edifícios altos formam uma contraposição vertical à horizontalidade da estação de trem, enquanto que uma praça foi projetada para unir as duas torres no nível do pedestre. Com seus 284 metros de altura, as torres gêmeas são significantemente mais altas que os edifícios a seu redor, criando portanto um marco na paisagem urbana de Zhengzhou.
Os 63 pavimentos das Torres Greenland acomodam, em sua maioria, escritórios. Uma torre apresenta aproximadamente 232000 m², uma área significantemente grande para edifícios altos. Isso se dá devido à área de cada pavimento, 4000 m², o que possibilita flexibilizar o pavimento, dividindo-o em até 15 unidades diferentes.
Na base das torres encontra-se um embasamento em forma de L que acomoda funções comerciais. Ao separar a torre do embasamento, possibilita-se acesso irrestrito aos lobbies de cada torre. Aproximadamente 12 mil pessoas passam pelo foyer de cada torre em seu dia a dia, rumo aos pavimentos superiores.
Em planta, o layout dos pavimentos foi organizado em forma de moinho de vento ao redor do núcleo quadrado do edifício. Todos os escritórios desfrutam de ventilação natural, devido às aberturas na fachada. Com saguões iluminados a cada oito pavimentos, os escritórios têm espaços generosos que podem ser usados de diferentes madeiras pelas empresas. Uma característica pouco usual em edifícios em altura é que os usuários podem desfrutar de terraços ao longo da torre, podendo, portanto, aproveitar a vista da cidade.
Os últimos pavimentos das torres abrigam um átrio reservado para funções exclusivas. Uma delas é o sky commerce, um espaço com restaurantes, lojas e spa que se organizam em três pavimentos. Na torre norte essa cobertura é ocupada por escritórios luxuosos, enquanto que na torre sul, há espaços dedicados ao clube e a unidades residenciais. O sky commerce atrai público para exposições e concertos, o que enriquece a vida urbana - vertical - da China.